Outubro Rosa é comemorado com palestras, orientações e exames em Caconde.

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Caconde aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. Nos dias 22 e 29 de outubro, aconteceram no Espaço Cultural Ranieiri Mazzilli e no Salão Paroquial em Barrânia, palestra formativa denominada “Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada por Samanta Silva, enfermeira do CEAM (Centro Especializado de Atendimento a Mulher).

O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizado um grande evento coordenado pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em parceria com o CEAM (Centro Especializado em Atendimento a Mulher).

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, há 23 e atualmente é lembrado em várias cidades do nosso país, o principal objetivo desta campanha é alertar e lembrar as mulheres da importância dos exames de prevenção do câncer de mama, inclusive o auto-exame. Através desse objetivo, o movimento mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo, colocando o tom rosa por todas as partes.

“O laço e a cor rosa são os símbolos da campanha, isto explica a bela decoração exposta no Espaço Cultural Ranieiri Mazzilli, para receber e marcar esta data tão importante para todas as mulheres, onde o auto cuidado é relembrado e estimulando visando à qualidade de vida de saúde”, declara Karina Cipolini, coordenadora do CRAS.

O Prefeito Luciano reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”