Programa Via Rápida: Unidade Móvel do curso de costura industrial está em Caconde.

Por iniciativa da Prefeitura, cerca de 60 pessoas iniciarão nos próximos dias a capacitação de corte e costura industrial, na carreta do Via Rápida Emprego. A unidade móvel está instalada na Praça Ranieri Mazzilli em frente à Básilica, e atenderá três turmas de alunos em diferentes horários.

As carretas do Via Rápida Emprego, já percorreram algumas cidades paulistas, levando cursos de formação profissional nas áreas de Vestuário, Soldagem e Metrologia. Vale ressaltar é a primeira vez que a Carreta vem para nossa região.

O principal objetivo da Carreta de Corte e Costura é atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra.

A estrutura disponível no curso permite uma experiência muito semelhante ao que é encontrado em fábricas e oficinas com diversas máquinas de última geração, mesa de corte e todo o material necessário.

Uma grande oportunidade de desenvolvimento local, na qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

O Via Rápida é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece mais de 150 cursos gratuitos em diferentes áreas com duração de até 90 dias, e podem ocorrer em unidades fixas (do próprio Via Rápida, nas ETECs, SENAIs, SENACs, entre outras) ou móveis, no caso, as carretas com cursos específicos.

Além do curso que está acontecendo na unidade móvel, outro curso tem sido ofertado em Caconde: o de rotinas básicas de escritório. Além da oportunidade de qualificação profissional, os alunos ainda recebem uma bolsa auxílio, e valores de auxílio alimentação e transporte, no período da frequência no curso.

Os cursos são uma parceria da Prefeitura através do Fundo Social, dos Departamentos de Assistência Social e Desenvolvimento com o Governo do Estado.