Fussom constrói casa na rua Alagoas

Compartilhar

O Fundo Social de Solidariedade entregou as chaves de casa construída na Rua Alagoas para a Sra. Maria Ap. de Oliveira Pinto Petrini

          O antigo imóvel estava  em condições precárias “de moradia” e foi demolido.

          A beneficiada agradeceu a iniciativa do Fundo Social e já esta morando em sua nova casa.

 

UBS Redentor inaugurada.

Compartilhar

Emocionante cerimonia marcou a inauguração da Unidade Básica de Saúde ‘‘Onofre Lazaro Roza’’ no Bairro Redentor.

Participaram da cerimônia o Prefeito Luciano o Vice Prefeito Pedro Celso o Deputado Silvio Torres, os vereadores: Cabeção, Tião Santana, Davi, Zé Paulo, Adauto, Valdeir, Mauro Faconi, diretores e funcionários municipais, representantes entidades e a população.

É consenso geral a importância da unidade, a descentralização do atendimento e a conclusão da obra visto o elevado número de obras de UBS paralisadas no pais.

Nossa reportagem esteve durante a semana na UBS e constatou o inicio do atendimento logo na 2ª feira seguinte ao evento. Será necessário um período de adaptação de funcionários e dos pacientes à nova situação. 

Aconteceu em Caconde a Semana da Amamentação

Compartilhar

No mês de Agosto, a Prefeitura através da Diretoria de Saúde promoveu a Semana da Amamentação, este ano com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”. Foram realizadas atividades com os profissionais do Centro de Saúde de Caconde e o do Distrito de Barrânia, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a amamentação, bem como treinar os profissionais para apoiar esta prática e informar sobre os direitos trabalhistas da mãe que amamenta.  Na Casa da Mulher (CEAM) foi realizado um café da manhã com as gestantes, mães de bebês em aleitamento materno e profissionais, em seguida, na roda de conversa sobre o tema Amamentação e Trabalho as mães puderam tirar suas dúvidas, contar suas experiência e expectativas a cerca do tema. 

 

APAE recebe Padaria Artesanal

Compartilhar

A Presidente do Fundo Social, Maria Jose Semensato, conseguiu através da FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), junto com a primeira dama do Estado Lú Alkmin o kit da padaria artesanal para APAE de Caconde,

Os equipamentos foram recebidos no dia (01/09) na sede da APAE. Alguns professores e técnicos fizeram o treinamento que é oferecido para implantação do Kit na sede do Palácio do Governo do Estado no mês de agosto.

O projeto tem como objetivo oferecer capacitação profissional e opção de fonte de renda para os alunos da Educação Especial para o Trabalho e seus familiares, além de possibilitar a melhoria da qualidade da alimentação.

“Foi de extrema importância para a APAE ser contemplada com este projeto, estamos todos muito felizes com mais esta conquista, agradecemos a primeira dama Maria José e ao Governo do Estado”, disse Elis Angela Ramos, diretora da APAE.

 

Projeto de Lei que Regulariza Terrenos em Barrânia é aprovado

Compartilhar

A Diretoria Municipal de Habitação finalizou o processo de regularização de 186 lotes do núcleo denominado Barra de São Mateus (Barra Velha) na última segunda feira.

Um trabalho árduo e dispendioso iniciado pelo ex-prefeito Fordinho no ano de 2008 com levantamento topográfico e aprovações junto a órgãos ambientais. O prefeito Luciano deu continuidade à regularização firmando convênio com a Secretaria Estadual de Habitação através do Programa Cidade Legal, ressaltando o papel decisivo do então Secretario Estadual Silvio Torres. Diversas etapas foram superadas, destaque para aprovações municipais, estaduais e o registro no Cartório de Imóveis .

Para que aconteça a legitimação da posse dos interessados, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a efetivar a doação definitiva dos lotes. O projeto foi aprovado e em breve será iniciado o atendimento aos proprietários no próprio Distrito de Barrânia para levantamento documental para efetivação do Registro Final. 

A Prefeitura está trabalhando na regularização dos bairros Vale dos Cristais, São José I, II e II e Padre Donizetti, sendo que a regularização do Vale dos Cristais está em fase final junto ao Cartório de Imóveis.

Regularização de Terrenos em Barrânia

Compartilhar

A Diretoria Municipal de Habitação finalizou o processo de regularização de 186 lotes do núcleo denominado Barra de São Mateus (Barra Velha) na última segunda feira.

Um trabalho árduo e dispendioso iniciado pelo ex-prefeito Fordinho no ano de 2008 com levantamento topográfico e aprovações junto a órgãos ambientais. O prefeito Luciano deu continuidade à regularização firmando convênio com a Secretaria Estadual de Habitação através do Programa Cidade Legal, ressaltando o papel decisivo do então Secretario Estadual Silvio Torres. Diversas etapas foram superadas, destaque para aprovações municipais, estaduais e o registro no Cartório de Imóveis .

Para que aconteça a legitimação da posse dos interessados, a Prefeitura encaminhou nessa semana à Câmara Municipal o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a efetivar a doação definitiva dos lotes. Após a aprovação do projeto, será iniciado o atendimento aos proprietários no próprio Distrito de Barrânia para levantamento documental para efetivação do Registro Final.

A Prefeitura está trabalhando na regularização dos bairros Vale dos Cristais, São José I, II e II e Padre Donizetti, sendo que a regularização do Vale dos Cristais está em fase final junto ao Cartório de Imóveis.

Prefeitura traça Plano de Trabalho para Programa Nacional de Habitação Rural

Compartilhar

A Prefeitura através da Diretoria de Habitação realizou no último dia 25, reunião com a Associação Agropecuária da Barra Grande – Caconde onde foram traçadas as metas de trabalho para o inicio do cadastramento de famílias interessadas em aderir ao PHNR - Programa Nacional de Habitação Rural.

A adesão ao PNHR foi feita pela Prefeitura junto ao Banco do Brasil. Para a próxima semana está agendada nova reunião com técnicos do Banco do Brasil, onde será estabelecida o tipo de construção a ser realizada.

Nas próximas edições, traremos mais informações sobre inscrições para o PNHR.

Prefeitura assina convênio de R$ 735 mil

Compartilhar

Na última semana a prefeitura assinou convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, no valor de R$ 735 mil para a construção de muros de arrimo nas divisas das 50 casas populares que estão em construção em Barrânia.

Segundo o Secretário Silvio Torres, outros recursos serão liberados em breve para Caconde.

Outubro Rosa é comemorado com palestras, orientações e exames em Caconde.

Compartilhar

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Caconde aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. Nos dias 22 e 29 de outubro, aconteceram no Espaço Cultural Ranieiri Mazzilli e no Salão Paroquial em Barrânia, palestra formativa denominada “Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada por Samanta Silva, enfermeira do CEAM (Centro Especializado de Atendimento a Mulher).

O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizado um grande evento coordenado pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em parceria com o CEAM (Centro Especializado em Atendimento a Mulher).

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, há 23 e atualmente é lembrado em várias cidades do nosso país, o principal objetivo desta campanha é alertar e lembrar as mulheres da importância dos exames de prevenção do câncer de mama, inclusive o auto-exame. Através desse objetivo, o movimento mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo, colocando o tom rosa por todas as partes.

 “O laço e a cor rosa são os símbolos da campanha, isto explica a bela decoração exposta no Espaço Cultural Ranieiri Mazzilli, para receber e marcar esta data tão importante para todas as mulheres, onde o auto cuidado é relembrado e estimulando visando à qualidade de vida de saúde”, declara Karina Cipolini, coordenadora do CRAS.

O Prefeito Luciano reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”

Casas Populares em Barrânia estão em fase final de construção.

Compartilhar

Em breve 50 familias do distrito de Barrânia realizarão o sonho de ter a casa própria. A construção das unidades habitacionais estão em fase final de construção e serão entregues brevemente.

As novas unidades terão 2 dormitórios, sala, cozinha, sanitário e área de serviço e serão destinadas às famílias de baixo poder aquisitivo.

A construção de casas populares em Barrânia é um trabalho inédito da Prefeitura e visa diminuir o déficit habitacional, movimentar o setor da construção civil, gerando emprego e renda e oportunizar a acesso à moradia de digna com preço acessível à população daquele Distrito.

CRAS comemora “Dia do Idoso” com mini city tour por Caconde.

Compartilhar

Dentre as datas comemorativas do mês de outubro, destaca - se o dia do “Dia do Idoso”, comemorado em 1º de outubro, momento dedicado a valorização destas pessoas tão importantes, que tanto colaboraram na construção e transformação da sociedade.

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), não poderia deixar de comemorar, pois oferece o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos”, formado por 35 senhoras, onde se reúnem semanalmente para participarem da “Oficina de Pintura em Tecido”, ministrada pela educadora social Marilda Passoni, como também participam da “Oficina de Reflexão”, ministrada pela equipe técnica do CRAS, Marcela Souza (Psicóloga) e Silvana Ferreira (Assistente Social), e aula de Hidroginástica, ministradas pela professora de educação física Fabíula Moreira, uma parceria com o Departamento Municipal de Esportes.

Os objetivos do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos”, oferecido pelo CRAS, é contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, assegurar espaços de encontros promovendo assim a convivência comunitária e propiciar vivências que valorizem as experiências individuais.

Para comemorar o “Dia do Idoso”, a equipe do CRAS, preparou um “Mini City Tour”, pelo município de Caconde, uma oportunidade de reconhecimento e valorização do município onde vivem e uma grande ocasião de lazer e alegria para todo o grupo. 

O roteiro iniciou com uma parada em frente a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde foram destacadas as obras do famoso pintor cacondense Edmundo Migliaccio, contidas no interior da Basílica, em seguida o grupo se dirigiu para a Represa Graminha, destacou –se a construção da Usina Hidrelétrica, grande parte do grupo se recordou do momento de implantação da grande engenharia, literalmente o ponto alto do “Mini City Tour”, foi a visita ao Mirante, momento de muito entusiasmo, onde a exuberante natureza encantou à todos, como também o conhecimento do significado da simbologia desse ponto turístico tão visitado no município, a próxima parada aconteceu no Parque Prainha, o grupo conheceu um pouco mais das atividades que acontecem no espaço.

O dia foi encerrado com um saboroso café da tarde no Parque Prainha, com direito a bolo para encerrar em grande estilo o “Dia do Idoso”.

O City Tour foi ministrado por Sara Melo (Monitora em Ecoturismo), acompanhado por Karina Cipolini (Coordenadora do CRAS), Marcela Souza (Psicóloga do CRAS), Silvana Ferreira (Assistente Social do CRAS), Marilda Passoni (Educadora Social do Grupo de Idosas) e com a participação especial da 1ª Dama de Caconde Maria José Semensato.

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), está localizado na Rua: Cataguases, 493 – Bairro: Cristais e faz parte do Departamento Municipal de Assistência Social.

Casas Populares em Barrânia estão adiantadas

Compartilhar

 

A construção de 50 casas populares em Barrânia encontra-se bem adiantada. A grande maioria das casas já se encontra cobertas, e em breve estará sendo realizado serviços de acabamento.

As novas unidades terão 2 dormitórios, sala, cozinha, sanitário e área de serviço e serão destinadas às famílias de baixo poder aquisitivo.

A construção de casas populares em Barrânia é um trabalho inédito da Prefeitura e visa diminuir o déficit habitacional, movimentar o setor da construção civil, gerando emprego e renda e oportunizar a acesso à moradia de digna com preço acessível à população daquele Distrito.

Lista de Beneficiários do Programa Bolsa Família

Compartilhar

Lista de Beneficiários do Programa Bolsa Família

Secretaria de Estado da Habitação libera casas para Caconde

Compartilhar

A Administração Municipal tem trabalhado efetivamente para a implantação de novas obras e programas habitacionais no município.

Encontra-se em estagio avançado a construção de 50 unidades em Barrânia. Dentro do Programa Moradia Digna estão sendo realizadas construções de muro de arrimo e reformas em residências.

Prefeitura e empresas terceirizadas estão trabalhando na regularização de loteamento nos Cristais, no bairro São José e em Barrânia. Essas equipes também trabalham em projetos de novas ruas o que facilitará o acesso entre os bairros e ampliará o número de lotes à disposição dos cacondenses.