Prefeitura terá projeto de equoterapia

Nos próximos dias mais um importante projeto será disponibilizado aos cacondenses, a equoterapia. Mais uma parceria entre a prefeitura e a Unifeob de São João da Boa Vista.

A idéia inicial veio através da APAE e será colocada em pratica com o apoio da entidade, da Clínica Neurológica, sob responsabilidade da Diretoria Municipal de Educação. A Unifeob oferecerá capacitação e treinamento aos profissionais que atuarão no projeto.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar na áreas da educação, saúde e equitação, para pessoas com deficiência, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros. Obtendo resultados benéficos de até 80% no convívio social.

Na equoterapia o praticante (nome designado ao aluno ou paciente que pratica a equoterapia) participa da sua própria reabilitação, e obtém como amigo o cavalo que possui uma grande sensibilidade de carinho com a pessoa com deficiência, deixando-o manusear e montar, e também possui uma andadura tridimensional que emite para o cérebro do praticante de 120 a 180 estímulos, que facilitam a melhora em menor tempo. O cavalo atua na equoterapia como agente facilitador da aprendizagem, de inserção, de reinserção social, e cinésioterapêutico.

Neste método conseguimos atingir vários objetivos, entre: segurança, auto-estima, afeto, ensino aprendizagem, desenvolvimento biopsicossocial, equilíbrio, psicomotricidade, coordenação-motora, sensibilidade, AVD (atividade de vida diária),
autoconfiança, reedução postural, regularização do tônus muscular,
estimulação propioceptiva, interação, socialização, funções neuro-vegetativas (mastigação, sucção, deglutição), interesse, fala, cognitivo, ritmo, fala, comunicação global, entre outros.

O Projeto será executado na Fazenda Pecuária, local totalmente tranqüilo e apropriado.