COMBATE À DENGUE: CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Os esforços da Prefeitura de Caconde no sentido de combater a epidemia de dengue também acontecem nas escolas. A Diretoria de Saúde em parceria com a Diretoria de Educação está promovendo um trabalho de conscientização com as crianças da rede municipal de ensino. As escolas estão recebendo uma equipe da Diretoria de Saúde, que levou panfletos e informações sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Segundo a agente Rivelino Nascimento, a criança é uma forte propagadora de ideias. "O que elas ouvem na escola, elas chegam em casa e comentam com os pais, comentam com vizinhos, enfim. E o que queremos é fazer com que elas adquiram hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue" - defende o agente.

O foco é o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de doenças como dengue, febre Chikungunya e Zica vírus.

A Prefeitura tem tomado diversas providências no combate ao mosquito “aedes aegypti”, partindo de integração de diversos setores da administração: saúde, agricultura, obras e serviços, jurídico, fiscalização, imprensa, educação e a administração de Barrânia, a saber:

• Reuniões semanais entre os órgãos envolvidos discutindo estratégia, orientação, fiscalização, resolução, controle e até aplicação de multas;
  • Serviços contínuos de limpeza, roçada e retirada de entulhos das ruas, praças, avenidas e terrenos públicos e particulares;
  • Mutirões para a retirada de bens inservíveis em todos os bairros (em parceria com a EPTV/Globo);
  •  Visitas diárias a domicílios com orientação e fiscalização em Caconde e Barrânia;
  • Campanhas publicitárias em jornais, redes sociais, rádio, TV e através de panfletagem;
  • Com a volta das aulas campanhas em escolas públicas e privadas;
  • Parceria com entidades e igrejas para orientação e divulgação;
  • Realização de termo nebulização na cidade e no distrito de Barrânia;
  • Controle e orientação a todas as gestantes que frequentam a Casa da Mulher, inclusive com distribuição de repelentes apropriados. O município foi um dos pioneiros nessa iniciativa;
  • Em caso de suspeita em alguns pacientes, o teste é realizado no próprio Centro de Saúde, agilizando o diagnóstico. Dentre os municípios de pequeno porte, somos um dos primeiros a tomar esta providência (com recursos próprios);
  • Participação em todas as reuniões, palestras, seminários e discussões sobre o tema junto aos órgãos de governo.

A Prefeitura assinou convênio com o Governo do Estado para intensificação dos trabalhos dos agentes, com trabalho extraordinário nos finais de semana. Logo na primeira semana de março os novos mutirões serão iniciados.