DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO DE EDUCADORES PARA DAR INÍCIO AO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO

Evento contou com treinamento de primeiros socorros e palestra sobre Autismo e Inclusão nas escolas.

A Prefeitura de Caconde, através do Departamento Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira, 25 de julho (dia que antecede a volta às aulas), um encontro no Parque Prainha com os educadores da Rede Municipal de Ensino.

Intitulado como “Encontro de Educadores”, diretores, professores, inspetores de alunos, estagiários, cuidadoras e a equipe da APAE participaram de um bate-papo sobre o Autismo e os desafios dentro das salas de aula.

A Educadora Musical Kedma Passoni acolheu o grupo e realizou um alongamento motivacional para dar início ao encontro, trazendo relaxamento e descontração à equipe.

Já em palestra, a Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, Sandra Sousa, trazendo o tema "Autismo: do Acolhimento ao Manejo", discorreu sobre as características sensoriais dos indivíduos com TEA e a importância de trabalhar a inclusão dentro das salas de aula. Em troca de informações com os professores, também citou a importância do contato entre a escola e a família, a fim de ampliar uma conexão e impulsionar o desenvolvimento desses alunos.

Atualmente, as escolas municipais de Caconde contam com 25 crianças matriculadas com confirmação de TEA (Transtorno do Espectro Autista). A iniciativa do encontro foi trazer mais informações para os educadores, aprimorando seus conhecimentos na área.

Como elemento surpresa da manhã, a convite do Diretor de Educação Natanael Prado, o pianista José Alberto Gurnhak de Carvalho, mais conhecido como “José, o pianista”, esteve com sua família no evento e se apresentou para os educadores, que o aplaudiram de pé.

Integrante do Núcleo de Música do Sesi, José é portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista), e fez com que seu amor e dedicação pela música se tornassem um exemplo de determinação para todos. “Quero agradecer a oportunidade que a Prefeitura me deu de estar aqui hoje. Que muitos autistas como nós possam ter essa abertura de caminhos. Que a gente sempre siga com nossos sonhos em frente!” – comentou José.

Dando sequência ao evento, através de uma parceria com o Centro Paula Souza de São José do Rio Pardo, os educadores participaram de um treinamento de Primeiro Socorros com a Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Ergonomia e Fisioterapia do trabalho, Liliane Blaya Martinez, trazendo noções básicas de primeiros socorros através de exemplos comumente ocorridos no dia a dia, como: desmaios, crises convulsivas, engasgo, sangramento de nariz e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), demonstrando como são feitas as manobras até que os profissionais de saúde possam chegar ao local.

O Prefeito João Filipe e o Diretor de Educação Natanael Prado agradeceram individualmente aos educadores presentes, servidores, ao legislativo e à equipe da APAE, pela presença e disposição em aprender cada vez mais.


P R E F E I T U R A   D E   C A C O N D E